top of page
Buscar
  • crm768

Saiba mais sobre a história e sucessos da Fiat

Todo mundo já andou ou dirigiu um Fiat né? Vem saber mais sobre essa grane montadora.



Por isso, resolvemos trazer algumas curiosidades sobre a marca italiana e sobre alguns de seus modelos que são emblemáticos no mundo inteiro.


A Fiat foi fundada por Giovanni Agnelli, em Turim, na Itália, no ano de 1899. Agora, se engana quem acredita que o sucesso da Fiat tinha foco no automobilismo desde o começo de sua história.


Origem do nome


Por muitos anos tinha-se que o nome da Fiat viesse da tradução da palavra do Latim, que significa “que assim seja”. Por algum tempo essa teoria foi alimentada, mesmo não sendo verdadeira.


Na verdade, o nome da Fiat é uma sigla sobre o nome original da marca que é “Fabbrica Italiana Automobili”.


Empresa criada para fabricar… trens?


Se engana quem acha que a Fiat começou diretamente no ramo automobilístico com a produção de carros. A empresa italiana tinha foco na produção de vagões e motores para ferrovias.


Somente na segunda guerra mundial que a montadora começou a fabricar veículos militares e motores para aeronaves. Após esse período, a empresa focou nos automóveis e o sucesso é reconhecido por todo o mundo.


Mas não tem como falar da Fiat sem lembrar de dois carros que fizeram parte da vida dos brasileiros: o Fiat Uno e o Fiat 147.


Fiat 147


O Fiat 147 foi o primeiro carro da montadora a ser fabricado no Brasil e o carro trazia junto com ele um grande diferencial: foi o primeiro veículo movido a álcool no mundo.


O carro que marcou época e está na história como um case de sucesso da Fiat teve o fim de suas atividades decretado de forma oficial em 1986. Mesmo com o fim da produção, o Fiat 147 ainda está presente no Brasil e no mundo, com algumas poucas unidades circulando por aí.


Fiat Uno


Talvez o grande sucesso da Fiat, o Uno teve, somente no Brasil, cerca de 4 milhões de unidades vendidas por aqui. Porém, se engana quem acha que o carro surgiu como sucesso.


A história do Fiat Uno começa no Brasil em 1984, mas o carro só começa a cair no gosto do brasileiro cerca de 6 anos depois, no ano de 1990.


O carro chama atenção pela economia e já nos anos 2000, foi lançada a versão Economy, com pneus de baixo atrito e um “econômetro” do painel, que fez sucesso em nosso país.


Recentemente, o Uno virou meme com o “Uno de firma”. O carro é sempre muito utilizado por empresas de telefonia e logística. No caso da telefonia, a escada sobre o teto do carro chamava a atenção e até a Fiat entrou na brincadeira, lançando a corrida de Uno com escada, para anunciar o lançamento do carro Cronos.


E aí, gostou desse conteúdo? Em breve mais novidades!





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page