top of page
Buscar
  • crm768

Você soube cuidar do seu carro durante a pandemia de COVID-19?

Você sabia que os carros também sofreram com a quarentena?



Devido a pandemia da COVID-19, parte da população acabou recebendo orientação para sair de casa apenas quando for necessário. Com isso, os automóveis acabam ficando mais tempo parados na garagem e necessitam de cuidados adicionais nesse período.


Todo carro que fica parado por um longo período pode apresentar alguns defeitos na bateria, pneus, freio de estacionamento, embreagem, etc. O ideal é fazer um check-list para verificar esses itens e colocar em um lugar de fácil acesso para ir checando ao longo da quarentena. Para auxiliar você, separamos alguns cuidados essenciais que garantem a saúde do seu automóvel.




Ar condicionado


A recomendação é ligar o ar na temperatura mais fria por cerca de cinco minutos. Dessa forma você vai garantir a lubrificação do motor. Depois, coloque o sistema na temperatura quente, com o compressor desligado. A operação evita o mau cheiro e a proliferação de fungos nas tubulações e filtros úmidos.




Bateria


Para evitar a descarga, o carro deve ser ligado pelo menos a cada duas semanas, desde que não esteja em uma garagem fechada, pois os gases do escapamento podem ser muito prejudiciais à saúde, ou até letais em quantidade excessiva. O veículo deverá ficar com o motor acionado por cerca de 20 minutos.




Freios


Em locais expostos ao tempo, ou com umidade elevada, pode ocorrer oxidação dos discos de freio causados pelos resíduos das pastilhas de freios. Nas primeiras frenagens pode ocorrer um barulho anormal decorrente desta oxidação, e que tende a desaparecer conforme a utilização.




Interior


Um carro parado pode ficar mais sujo do que você imagina, principalmente em garagens abertas. Por isso, procure algum serviço de lavagem a seco em domicílio ou lave você mesmo o seu veículo. Depois disso, cubra com alguma capa macia para manter a limpeza por mais tempo. Deixe o veículo aberto por alguns minutos pelo menos uma vez por semana para evitar a formação de bolor.




Pintura


Caso o veículo fique exposto ao tempo, é necessário cobri-lo com uma capa. Lavá-lo antes da imobilização para evitar que agentes externos como detritos de animais, insetos ou sujeiras provoquem manchas irreversíveis.




Pneus


Mantenha os pneus calibrados (não esqueça do estepe para qualquer emergência). Mantenha o índice máximo de calibragem, valor que pode ser conferido no manual. Esse valor pode estar destacado como “índice de carga”, que é a calibragem usada para rodar com o veículo totalmente carregado.


Uma dica importante: peça para que algum funcionário do posto faça isso, para que você não tenha que tocar no equipamento. Assim você protege os funcionários de qualquer contaminação, visto que eles precisam manusear o calibrador todos os dias.


Durante a quarentena, é bem provável que o uso do seu automóvel seja apenas para trajetos curtos. Como o carro fica ligado por um curto período, não dá tempo para que a temperatura ideal de funcionamento do motor seja atingida. Quando tudo voltar ao normal, é bom trocar o óleo lubrificante, mesmo que o prazo normal ainda não tenha sido atingido.


Curtiu esse tipo de dica? Siga acompanhando nosso blog para receber mais conteúdos sobre carros





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page